Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro

Educação Física

saude_grande2

Educação Física

O profissional de Educação Física é referência em atividade física e promoção da saúde, nas seguintes perspectivas: promoção da saúde e adoção/manutenção/recuperação de um estilo de vida ativo e saudável, tanto nos aspectos preventivos e recuperativos, em relação às doenças e desordens relacionadas às diferentes fases da vida, quanto sobre a melhoria da qualidade de vida e bem-estar nas atividades da vida diária; desenvolvimento da aptidão física, tanto para fins estéticos quanto para elevação da auto-estima, melhorando as relações intra e interpessoais; promoção do bem estar e qualidade de vida , tanto na direção da compensação do estresse diário quanto na diversão e satisfação experimentada através do lazer ativo, por intermédio da prática de atividades físicas, esportivas e recreativas; treinamento esportivo, melhorando o condicionamento físico para a prática esportiva competitiva e/ou recreativa; saúde do trabalhador, por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas de caráter educativo, praticadas na área corporativa; educação e desenvolvimento da cidadania, por intermédio dos programas sociais na área de educação física, esporte e lazer; inclusão social: por meio das atividades físicas, esportivas e recreativas com pessoas com deficiência; e atenção à saúde, através da inclusão da Educação Física nas unidades e programas de saúde.

O curso, predominantemente é composto por disciplinas da área biológica, como fisiologia, anatomia, bioquímica e biologia. Além disso, o graduando conta com exposições e de matérias que discutem as relações do homem com a sociedade, a exemplo de ética, psicologia , línguas, pedagogia, etc. Aulas práticas sobre diferentes modalidades de esporte também são abordadas na grade curricular do curso, assim como processos de ensino e aprendizagem. Visa a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos

Essa modalidade é voltada para quem deseja trabalhar em academias, clubes esportivos, escolinhas, centros de lazer, hotéis, pousadas, hospitais, spas, clínicas médicas, entre outros.

Para atuar na área de Educação Física, o profissional não precisa necessariamente ser um atleta, todavia a preferência por atividades corporais, assim como a prática de hábitos saudáveis e importantes. O educador físico também precisa estar preparado para lidar com pessoas, ter senso de liderança, comprometimento, dinamismo, empatia e se manter atualizado sobre novas técnicas de trabalho.

Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado.

A FEAP está trazendo novos cursos!

Saber mais

Coordenador

Prof. GLEYDSON PERCEGONI THURLER MENDONÇA
CREF – 29775 –G/RJ
E – mail: coordenação.educacaofisica@feap.edu.br
Telefone: (32) 3462 – 2999
Modalidade: Licenciatura/Bacharelado
Duração mínima : 04 anos
Carga horária: 3.200 horas
Nº vagas anuais: 60
Turno: Vespertino

Links úteis

Corpo Docente

Aline Martins de Vita Mestre
Antônio Carlos de Souza Especialista
João Armando Soares Cunha Mestre
Carlos Henrique Lopes Barbosa
Especialista
Wendel de Oliveira Siva
Doutor
Denise Santos Carneiro
Especialista
Douglas Pereira Senra
Mestre
Elisângela Tissi Barros
Especialista
Francisco de Souza Gonçalves
Doutor
Gabriel Pogozzo Tanus Cherp Martins
Mestre
Gleydson Percegoni Thurler de Mendonça
Especialista
Tafarel Araújo da Silva
Especialista
Jurandyr do Nascimento Silva Júnior
Doutor
Martinho Luthero de Souza Júnior
Mestre
Patrícia Bassan de Oliveira Barbosa
Especialista
Ralph Iasbeck Meurer
Especialista
Richard Rutemberg de Palma Campos
Especialista
Rodrigo Fialho Silva
Doutor

Documentos

Saiba o que acontece no curso de Educação Física

Notícias

Conheça nossas unidades

Nossos Campi

Conheça os modos de ingresso!

Ver mais