FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS “Prof.ª NAIR FORTES ABU-MERHY”

Pedagogia - Licenciatura

Pedagogia se refere à arte, ciência e profissão de ensinar. O curso de Pedagogia tem sua origem vinculada à Faculdade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras e à de Educação, criada em 1937. A licenciatura em Pedagogia, nos termos das diretrizes curriculares nacionais, assegura a formação de profissionais da educação prevista no art. 64 da Lei nº 9394/96 que diz:A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.

O curso de licenciatura em Pedagogia terá carga horária mínima de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico. Assim, o curso de graduação em Pedagogia oferece ao pedagogo uma formação integrada para exercer a docência nas séries iniciais no Ensino Fundamental, na Educação Infantil e nas disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores e também para atuar na gestão dos processos educativos escolares e não-escolares bem como na produção e difusão do conhecimento do campo educacional.

As atividades docentes também abrangem a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, no planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares. O pedagogo, na sociedade em que vivemos passa a atuar como educador social em empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), formando atualmente, um novo panorama de ação deste profissional, que ao atravessar a divisória da escola, invalida preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula. Nos dias atuais o lema é de que onde houver uma prática educativa, se instala uma ação pedagógica. O processo de ensino-aprendizagem é vivenciado não somente dentro da escola, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque a educação formal e a não formal caminham paralelamente e tornam a educação o principal instrumento contra a desigualdade social.

Coordenador

Prof. Tafarel Araújo da Silva
Email: coordernacao.pedagogia.facsaude@feap.edu.br
Telefone: (32) 3462-2149
Modalidade: Licenciatura
Duração minima: 04 anos
Carga horária: 3200 h
Número de vagas: 60
Turno: Noturno

Corpo Docente

Tafarel Araújo da Silva – Especialista

Douglas Pereira Senra – Mestre

José da Silva Rosa – Especialista

Francisco de Souza Gonçalves – Doutor

Carlos Artur Silveira do Couto – Especialista

Rodrigo Fialho – Doutor

Maria José videira da Rocha -Especialista

Klinger Vieira Senra – Mestre

Gleydson Percegoni Turler Mendonça- Especialistav

Mariana de Andrade Barino – Especialista

João Armando Soares Cunha – Mestre

Antônio Carlos de Souza- Especialista

Jurandyr Nascimento da Silva Júnior- Doutor

Aline Martins de Vita – Mestre

A FEAP está trazendo novos cursos!

Saber mais

Links úteis

Documentos

O Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Bacharelado em Administração, é o órgão consultivo, responsável pela construção, implantação, consolidação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), segundo as recomendações da Resolução do MEC Nº. 01, de 17 de junho de 2010 e Parecer CONAES Nº 04, de 17 de junho de 2010.

São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE) curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes:

I. Coordenar a atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), zelando pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos e demais diretrizes do CNE e MEC;

II. Contribuir para manter o perfil profissional do egresso de acordo com as demandas do mercado de trabalho e as definições dos Conselhos de classe;

III. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

IV.  Auxiliar a Coordenação do Curso na busca de estratégias de cumprimento das atividades pertinentes ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), Atividades Complementares (AC) e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

V.  Analisar os planos de ensino das disciplinas que integram a matriz curricular do Curso, e

VI. Avaliar as condições pedagógicas e estruturais da oferta do curso com base nos resultados da Avaliação Institucional e propor melhorias e modificações no âmbito do curso.

Para o biênio 2017/2018, o Núcleo Docente do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências Gerências Alves Fortes será composto pelos seguintes professores:

– Allan Lima Ferreira;

– Klinger Vieira Senra;
– Magda Guedes Rocha;
– Marcus Vinícius dos Santos; e
– Christien Lana Rachid.
Saiba o que acontece no curso de Administração

Notícias/Eventos

Conheça nossas unidades

Nossos Campi

Conheça os modos de ingresso!

Ver mais