Fundação Educacional Além Paraíba

Graduação

A FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS “Prof.ª NAIR FORTES ABU-MERHY” – FAFI PRONAFOR, com sede na cidade de Além Paraíba, na Avenida Augusto Peracio n°50, Bairro São Luiz, Estado de Minas Gerais, é um estabelecimento isolado de Ensino Superior, Mantida pela Fundação Educacional de Além Paraíba, criada pela Lei Municipal nº 680, de 06 de dezembro de 1971, é entidade pública de direito privado, com sede e foro na cidade de Além Paraíba no Estado de Minas Gerais.

A FAFI PRONAFOR mantida pela Fundação Educacional de Além Paraíba foi autorizada a funcionar pelo DECRETO FEDERAL Nº 72.557 de 31 de julho de 1973 – D.O.U de 01/08/73 pág. 7.529 – com os cursos de Estudos Sociais Licenciatura Curta, Letras, Matemática e Pedagogia Licenciatura Plena.

Mais tarde através dos Decretos Estaduais nº 41.758 de 11/07/01 e 42.129 de 30/11/01, renovam respectivamente os cursos de Pedagogia – Licenciatura Plena (Habilitações: Magistério das Matérias  Pedagógicas do Ensino Médio, Administração de Escola do Ensino Fundamental e Médio, Supervisão de Escola do Ensino Fundamental e Médio; Matemática Licenciatura Plena; e Letras (Habilitações: Português/Inglês, com cem vagas) e transforma o curso de Estudos Sociais em Geografia e História – Licenciatura Plena, em cursos distintos – Geografia Licenciatura Plena e História Licenciatura Plena.

A IES está sempre empenhada na realização de projetos de natureza organizacional e educacional em prol da Cultura, da Ciência e da Formação Humana. Com constante atualização técnica – pedagógica, atende a centenas de alunos em Cursos de Graduação, Pós-Graduação “Lato Sensu” e Extensão, recebendo estudantes de vários Municípios da Zona da Mata Mineira e Estado do Rio de Janeiro.

A necessidade urgente da criação de uma Faculdade humanística se deu após um levantamento estatístico efetuado nas Escolas Particulares, Estaduais e Municipais que buscou verificar o número de alunos e professores, estes com qualificação apenas de magistério.

Outro fator que levou à criação da Faculdade foi atender a demanda, tanto discente quanto docente, com a oportunidade de ter em sua cidade um ensino superior economicamente viável sem precisar se deslocar para  centros maiores. Assim, a FAFI PRONAFOR já colocou na Educação de Além Paraíba e região, professores com nível superior, elevando o nível de cultura dentre os que militam na Educação.

Estrutura

A FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS “Prof.ª NAIR FORTES ABU-MERHY” – FAFI PRONAFOR, unidade de ensino superior, mantida pela Fundação Educacional de Além Paraíba – FEAP, ocupa uma área de 11.400mts² às margens da rodovia BR 116, tendo como área construída um prédio de 02 pavimentos, com 1.729mts², onde abriga, o curso de Pedagogia – licenciatura, salas de aula, biblioteca, salas de informática, briquedoteca, gabinetes dos coordenadores, sala dos professores, sala da diretoria, sala da comissão própria de avaliação – CPA, sala individual de professores, sala do núcleo docente estruturante – NDE, copa/cozinha, elevador, 06 banheiros,sendo um deles adaptado para deficientes físicos, um Help Desk, para atendimento aos discente e docentes.
Construído também nesta mesma área, contamos com uma cantina e espaço de convivência, além de um amplo estacionamento para alunos professores.

Staff

A FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS “Prof.ª NAIR FORTES ABU-MERHY” – FAFI PRONAFOR é mantida pela Fundação Educacional de Além Paraíba, sendo assim, possui um quadro de staff que atende na sede da mantenedora e outro “in loco”.
Vejamos a seguir os cargos e as pessoas que ocupam estes cargos, divididos entre FEAP e FAFI PRONAFOR.

FEAP

Presidente Michel Pichara Baranda Fortes
Diretor Executivo Prof. José da Silva Rosa
Secretário Geral Prof. José Domingos Cassiano
Assistente Administrativo Carlos Artur S. do Couto
Assistente Administrativo Wagner Simões Boia
Coordenador de Projetos André Martins Borges
Coordenador de Ensino a Distância da FEAP Alexandre Corrêa Zanardi
Analista Financeiro Frederico Garcia Marques
Assistente Financeiro Verônica Costa Almeida
Assistente Financeiro Ana Paula de Oliveira Cunha

STAFF  FAFI

Diretor Michel Pichara Baranda Fortes
Vice Diretora Monica Madeira Sydio
Coordenador de Pedagogia Tafarel Araújo da Silva
Auxiliar Administrativo Fabrício Amarante Rosa
Auxiliar Administrativo Natércia de Carvalho Lima
Auxiliar de Serviços Gerais Paulo Otacílio Cordeiro dos Santos
Auxiliar de Serviços Gerais Sônia Maria de Andrade Xavier

Documentos

Conheça a Produção Científica Docente

Produção Científica Docente

Conheça nossas unidades

Nossos Campi

Conheça os modos de ingresso!

Ver mais