ENFERMAGEM – Bacharelado
O curso de Enfermagem é um dos mais importantes na área da saúde, desde a prevenção até o tratamento de doenças, o enfermeiro está na linha de frente quando se trata do atendimento ao paciente. É uma excelente opção para aqueles que têm afinidades com a área de ciências biológicas, humanas e da saúde e um detalhe é extremamente importante: é preciso gostar de cuidar do próximo.
O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem.
É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo.
Durante o Curso de Enfermagem, o aluno aprende a cuidar do ser humano em todas as fases do seu desenvolvimento: crianças, homens, mulheres, idosos e gestantes. Sempre com foco na saúde e qualidade de vida, são necessárias ações que vão da promoção à saúde, passando pela prevenção de doenças, tratamento e, enfim, a reabilitação. O curso vai além das habilidades manuais, se estende até o nível gerencial, em que se encaixam futuros líderes de equipes, seja no sistema de saúde público ou particular.
Assim, o enfermeiro poderá desenvolver atividades assistenciais, administrativas, de ensino e de pesquisa, nos setores públicos e privados, em todos os níveis de atenção à saúde, com o envelhecimento da população e a necessidade de cuidados e promoção em saúde, o enfermeiro é o profissional-chave para o mercado.
Atuando na gestão do cuidado domiciliar e hospitalar; na assistência direta a nível hospitalar, pré hospitalar e público. No Sistema Único de Saúde (SUS), em Unidades de Saúde, no Programa de Saúde da Família (PSF) e Coordenações de Serviço Público.
Na docência, educação em saúde e pesquisas; nas empresas de saúde, gestão e controle de qualidade. Em consultorias, auditorias, pode também ser profissional autônomo em clínicas de home care, assumir funções como Direção de Serviços de Saúde, Secretarias de Governo e outras áreas especificas.