Educação Física
O profissional de Educação Física é referência em atividade física e promoção da saúde, nas seguintes perspectivas: promoção da saúde e adoção/manutenção/recuperação de um estilo de vida ativo e saudável, tanto nos aspectos preventivos e recuperativos, em relação às doenças e desordens relacionadas às diferentes fases da vida, quanto sobre a melhoria da qualidade de vida e bem-estar nas atividades da vida diária; desenvolvimento da aptidão física, tanto para fins estéticos quanto para elevação da auto-estima, melhorando as relações intra e interpessoais; promoção do bem estar e qualidade de vida , tanto na direção da compensação do estresse diário quanto na diversão e satisfação experimentada através do lazer ativo, por intermédio da prática de atividades físicas, esportivas e recreativas; treinamento esportivo, melhorando o condicionamento físico para a prática esportiva competitiva e/ou recreativa; saúde do trabalhador, por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas de caráter educativo, praticadas na área corporativa; educação e desenvolvimento da cidadania, por intermédio dos programas sociais na área de educação física, esporte e lazer; inclusão social: por meio das atividades físicas, esportivas e recreativas com pessoas com deficiência; e atenção à saúde, através da inclusão da Educação Física nas unidades e programas de saúde.
O curso, predominantemente é composto por disciplinas da área biológica, como fisiologia, anatomia, bioquímica e biologia. Além disso, o graduando conta com exposições e de matérias que discutem as relações do homem com a sociedade, a exemplo de ética, psicologia , línguas, pedagogia, etc. Aulas práticas sobre diferentes modalidades de esporte também são abordadas na grade curricular do curso, assim como processos de ensino e aprendizagem. Visa a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos
Essa modalidade é voltada para quem deseja trabalhar em academias, clubes esportivos, escolinhas, centros de lazer, hotéis, pousadas, hospitais, spas, clínicas médicas, entre outros.
Para atuar na área de Educação Física, o profissional não precisa necessariamente ser um atleta, todavia a preferência por atividades corporais, assim como a prática de hábitos saudáveis e importantes. O educador físico também precisa estar preparado para lidar com pessoas, ter senso de liderança, comprometimento, dinamismo, empatia e se manter atualizado sobre novas técnicas de trabalho.
Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado.