FACE ALFOR COMEMORA 30 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL EM PARCERIA COM O COLÉGIO DR. ALFREDO CASTELO BRANCO
Professores e alunos do curso de Direito da Faculdade de Ciência Gerenciais Alves Fortes mantida pela Fundação Educacional de Além Paraíba participaram nos dias 04 e 05 de outubro do do VI EJEP ( Encontro de Jovens das Escolas Públicas e Particulares do Município de Além Paraíba ). A primeira versão do EJEP foi em 2013, projeto pioneiro da Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco idealizado e coordenado pela professora Vânia Maria Gomes da Silva. Este ano a organização do evento ficou por conta do S.O.S. Jovens ( grupo de alunos do colégio Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco orientados pelas professoras da FACE ALFOR Rogéria Aparecida de Souza Oliveira e Elizabeth Damasceno de Souza para mediação de conflitos escolares – projeto em parceria com aquele educandário desde 2013 ). Participaram também da organização os acadêmicos do curso de Direito Rafael Batista Procópio ( 6º período ) e Adriana Peron ( 8º período ).
No dia 04 de outubro de 08:00 às 10:00 horas houve uma caminhada pela paz saindo da Praça Coronel Breves encerrando na praça Elias Fadel Sahione com o objetivo de chamar atenção da população pelo exercício da tolerância, humildade e respeito às diferenças. No dia 05 de outubro ( dia comemorativo aos 30 anos da promulgação da Constituição Federal ), promoveu-se naquele educandário um fórum de debate sobre o tema Violência em todos os aspectos. Como enfrentá-la?
Na caminhada participaram alunos e professores do colégio Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco; Colégio Além Paraíba e Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes. No segundo dia do evento, no fórum de debate além dos já listados , também participaram representantes da Escola Estadual Sebastião Cerqueira; Estadual São José ; Estadual Santa Rita ; Colégio Santos Anjos e Escola Estadual Barão de São Geraldo.
O Fórum teve o objetivo de promover nos jovens reflexão sobre o seu papel na sociedade, como podemos colaborar para diminuir a violência. Como expositores marcaram presença o Dr. José Gustavo Guimarães da Silva – Promotor de Justiça curador da Infância e Juventude; ; O Sr. Gilmar de Paula Silva – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Além Paraíba; o Sr. Paulo Henrique da Silva Oliveira – representante do Conselho Tutelar de Além Paraíba; Dra. Laura Baganha Lopes ( psicóloga ) e Sara dos Santos Senra (Assistente Social ), representantes do CREAS de Além Paraíba; a professora Cláudia Amaral, Secretária Municipal de Educação; professor Jorge Eduardo do Vale- Diretor da Escola Estadual Barão de São Geraldo.
Após o almoço oferecido no espaço do evento, formou-se rodas de conversas para reflexão e discussão da temática entre os jovens. Para finalizar cada escola fez apresentação de dança, teatro e depoimentos. Na oportunidade comemorou-se o Dia Internacional da Não Violência ( 02 de outubro ); 30 anos da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil ( 05 de outubro ) e 70 anos da promulgação Declaração Universal dos Direitos Humanos ( 10 de dezembro).
- On 31/10/2018
0 Comments