ACADÊMICOS DE DIREITO VISITAM CENTRO CULTURAL DO JUDICIÁRIO NO RIO DE JANEIRO
MOMENTO CULTURAL
ACADÊMICOS DE DIREITO VISITAM CENTRO CULTURAL DO JUDICIÁRIO NO RIO DE JANEIRO
Um grupo de acadêmicos do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes, acompanhados da professora Carla Ribeiro Vaz de Melo, no dia 30 de outubro de 2014, pela manhã, seguiram rumo ao Rio de Janeiro-RJ, para conhecerem o Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, onde participaram de uma visita orientada objetivando contar a história do edifício, desde a sua construção até os dias de hoje. Esta visita propôs uma reflexão a propósito da importância da preservação do patrimônio histórico, a despeito de cultura, de justiça e de sociedade. O prédio foi projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios com o intuito de, originalmente, sediar o Palácio Arquiepiscopal e posteriormente foi sede do Supremo Tribunal Federal, no interstício entre 1909 e 1960.
Após o grupo, assistiu ao espetáculo “Por Dentro do Palácio” no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro ( CCPJ-Rio ), que consistiu numa visita guiada no Antigo Palácio da Justiça, nas inusitadas companhias de Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada pela atriz Dulce Penna de Miranda e, Ruy Barbosa ( 1849-1922), grande jurista brasileiro de destaque no mundo, no limiar do século XX. Ruy Barbosa foi presidente da Academia Brasileira de Letras, tendo ocupado a cadeira do grande escritor Machado de Assis. Conhecido por Água de Haia, pela defesa da paz na cidade holandesa. O nobre personagem foi interpretado pelo ator Eduardo Diaz.
Informa a coordenadora do curso de Direito, profa. Rogéria Aparecida de Souza Oliveira, que é o terceiro ano consecutivo que a FACE ALFOR participa do programa, enfatiza : “ participamos do ‘ Por Dentro do Palácio I , II e III’ , o entusiasmo dos acadêmicos é tão grande, que contagiam os demais, nos compelindo a promover outras visitas”.
O programa cultural foi criado em 2009 pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, tendo recebido menção honrosa no Prêmio Inovare. Tem como objetivo fomentar a reflexão sobre valores da justiça, ética e cidadania, além de estimular a aproximação da sociedade com o judiciário.
- On 16/03/2017
0 Comments