Saiba mais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Aliado aos processos de Avaliação de Cursos e de Avaliação Institucional, o Enade constitui-se importante instrumento de aferição e de promoção da qualidade para os cursos de graduação e para as políticas de educação superior do país.

O Enade tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes de educação superior. Nesse sentido, o exame avalia os participantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de seus respectivos cursos de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

É importante lembrar que o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ou seja, de participação obrigatória para todos os estudantes em fase de conclusão do curso de graduação, sendo que a situação de regularidade em relação à presença na prova será inscrita no histórico escolar do estudante, em conformidade com o estabelecido em lei.

O exame é desenvolvido com o apoio técnico de comissões compostas por especialistas de notório saber das diversas áreas de conhecimento avaliadas – as Comissões Assessoras de Área e a Comissão Assessora da Formação Geral. As comissões são responsáveis pela determinação das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados e por todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada. As provas são construídas sob a supervisão do Banco Nacional de Itens / BNI do Enade, que acompanha os processos de elaboração e aprovação de itens, assegurando que estes atendam às diretrizes da prova.

Portanto a realização da prova com consciência e o bom desempenho do aluno no ENADE são fundamentais para a valorização da Instituição e da própria conquista pessoal do Diploma!